Antes de qualquer coisa: esse é meu primeiro post com internet em casa desde 2004. Estou emocionado.
Certo, passada a euforia, vamos ao post:
Seus personagens buscam a Ascensão? Afinal, o jogo não se chama Mago: A Ascensão à toa. Se buscam, por quê buscam? Se não buscam, qual o motivo disso? Pensaram em como isso mudaria ou muda a vida do seu personagem em buscar ou não a Ascensão?
Pensando nisso e devido à uma pergunta do Lu, resolvi colar um trecho do livro de Mago: A Ascensão 2ªed. que fala sobre a Ascensão com um pouco de regras. Entretanto, devo lembrar que a Ascensão é bem mais uma questão interpretativa do que uma questão pontualísitca.
Mago: A Ascensão 2ªed. Vágin... digo, Páginas 231-232
Conclusão
Eu vi o xamã
Perguntei-me porque ele vivia e morria
Deixe um recado e diga-me o porquê
— Rusted Root, "Beautiful People"
O ideal da Ascensão é algo efémero. Assim como a hubris, não é algo que possa ser definido por regras— é um objetivo pessoal, não uma coleção de pontos de experiência ou Arete. Um Mestre pode alcançar um Arete de 10, ter cinco pontos em todas as suas Esferas, viver mil anos e mesmo assim não Ascender se não tiver a sabedoria ou a visão para fazê-lo. Um mago relativamente jovem pode Ascender caso resolva seus conflitos internos, mude de vida ou alcance um equilíbrio entre o eu mortal e o místiko. A Ascensão é uma charada, e aqueles que têm as respostas não ficam por aqui tempo suficiente para revelá-las.
A Ascensão normalmente tira o personagem de jogo. Ele (ou ela) foi para um plano superior (ou inferior). Alguns magos chegam a trabalhar rumo a este objetivo e, na última hora, desistem para ajudar outras pessoas. Talvez os Ascendidos juntem-se a Deus ou aos Deuses, ou aos Oráculos, ou à Máquina. Se eles ainda andassem na Terra, este poderia ser um mundo melhor (mas por outro lado, poderia não ser...).
Grupos diferentes têm diferentes pontos de vista quanto à Ascensão. Talvez todos estejam corretos se realmente acreditarem. Os Capítulos Dois e Três exploram os diferentes conceitos ponto a ponto. Os meios para alcançar a Ascensão pessoal (e os resultados dela) foram deixados para serem decididos pelo seu grupo. Seja qual for a resposta, ela não será rápida ou fácil de ser alcançada. Nada que valha a pena é assim. A Ascensão é um enigma. As pistas abaixo, contudo, devem torná-la mais fácil de ser incorporada à sua crônica.
Ascensão Pessoal
O aperfeiçoamento é a meta de todos. Através dele, um místiko torna-se uno com uma entidade superior e expande-se em todo o seu potencial humano para tornar-se mais do que mera carne. Alguns acreditam que esta Ascensão não é um objetivo, mas um processo contínuo. A resposta, mais uma vez, depende de você.
Procuras e Arete são uma parte importante da Ascensão pessoal, mas eles apenas refletem em termos abstratos aquilo que a maioria dos magos leva diversas vidas tentando alcançar. O verdadeiro teste de Ascensão pessoal vem através de representação — encarando testes e triunfando, à medida em que se torna uno com sua Arte. Um personagem que gasta a maior parte dos seus pontos de experiência em Arete e a maior parte do seu tempo alcançando um certo equilíbrio e perfeição Ascenderá mais rapidamente do que aquele que apenas aperfeiçoam seus poderes com as Esferas.
Alguns meios "comuns" rumo à Ascensão pessoal podem incluir:
• Jornadas para os Outros Mundos que inspirem uma visão da totalidade e unidade da criação;
• Uma ligação estrita com alguma arte, mágika, filosofia ou religião que ensine "O Caminho" para a meta escolhida;
• Morte como um sacrifício visando um bem maior;
• Criar uma teoria unificadora que leve em conta todas as coisas e respeite o milagre que é a combinação de cada coisa separada;
• Perceber que qualquer tentativa de quantificar a criação está fadada ao fracasso e harmonizar-se com aquilo que é ao invés de com aquilo que se acha que deveria ser.
Ascensão Exterior
Refazer o mundo à sua imagem é a razão da Guerra da Ascensão. Para que se chegue a uma Ascensão global (se realmente isso for possível), um mago ou cabala deve realizar algum grande feito que abriria os olhos das multidões e, teoricamente, poderia levá-los a aceitar a verdade que você conhece. Pouco provável.
Isto não significa que mudanças locais sejam impossíveis. As Casas Herméticas, e mais tarde a Tecnocracia, tiveram sucesso moldando paradigmas locais, de modo que as suas ações fossem consideradas normais, mesmo que excêntricas. Numa era de intercomunicação global, um paradigma verdadeiramente mundial pode ser idealizado. Esta possibilidade aumenta os prémios da Guerra da Ascensão para todas as partes. Se algum Acerto de Contas está para ocorrer, cada grupo quer ser aquele com todas as cartas na mão quando isso acontecer.
O jogo Mago é sobre mudança, de modo que se deve permitir que os jogadores pelo menos pensem que seus esforços podem fazer alguma diferença. Repetindo, a quantidade de mudanças que uma cabala realiza deve depender daquilo que o grupo quer da sua crônica — não podemos ditar o que é melhor para o seu jogo. Os Magos têm lutado por séculos para refazer o mundo, e uma cabala novata provavelmente não será capaz de esmagar a Tecnocracia ou expulsar os horrores Primordiais de volta para a Umbra Profunda, mas por outro lado, eles podem influir no equilíbrio da batalha. Este tipo de mudança deve ser gradual, não súbita; mudanças abruptas levam ao Paradoxo...
As dicas abaixo oferecem algumas orientações para a Ascensão externa que devem ser usadas da maneira que melhor lhe convier. Métodos comuns incluem:
• Mudar significativamente, através de esforços pessoais, um paradigma local, de modo que ele aceite as suas Artes ou estilos como sendo coincidentes (mais difícil do que parece);
• Levar a uma revelação, milagre ou desastre tão profundo que os Adormecidos teriam que perceber (e sobreviver à experiência o suficiente para tornar a mudança duradoura);
• Destruir facções rivais de modo tão completo que não ofereçam nenhuma resistência (i.e., o Pogrom);
• Fundar uma filosofia, metafísica, cultura ou religião difundida de modo tão global que altere o mundo (o método mais bem sucedido, mas extremamente lento);
• Invocar alguma entidade que leve a algum tipo mudança no mundo (ideia assustadora).
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Tá aí o texto, leiam e reflitam sobre isso.
Não, não estou cobrando nada em relação a isso, só quero que vocês tenham consciência de que a Ascensão é possível, porém, complicada.
Abraços.
Um comentário:
Me dá Arete 5? ¬¬
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