O recado é rápido e importante: mudei a política de pontos de experiência. Seguirei a risca o que o livro recomenda.
Não se preocupem, o sistema é mais simples (e cômodo) para todos (principalmente para mim) e mais fácil de ser justo e manter um controle sobre os pontos. Para fins de esclarecimento, resolvo dizer o motivo principal para tal mudança: Esse nosso Sistema de pontos por dia passado é inconsistente tanto para Crônicas que passam dias e dias a fio (como essa minha) quanto para Crônicas que acontecem muitas coisas em um espaço de tempo curto (como a Realejo da Kao). Entendam: em uma Crônica como a minha, onde pode acabar acontecendo facilmente que vocês não façam nada durante um espaço de três dias, ela se torna um problema para controle da situação. Afinal, existem os entreatos (coisa que não estamos acostumados) que é quando eu apenas narro os fatos acontecidos e o tempo que se passou (por exemplo, a semana e meia que vocês esperaram o carro ficar pronto). E em Crônicas como a da Kao, que aconteciam muitas coisas em apenas uma noite, fica ruim receber poucos pontos para evolução de personagem. A questão é que os pontos de experiência recebidos refletem o aprendizado de um personagem com o mundo. Alguns dias se aprende mais, outros dias menos e alguns outros não se aprende nada. Pensando nisso (e lendo os livros), resolvi seguir o que é sugerido nos livros, vejam, é mais simples: Todo jogador (menos aqueles que faltarem) recebe 1 ponto de experiência automático por SESSÃO DE JOGO. Ou seja: todo domingão vocês terão 1 ponto garantido para acumular. Isso é a base, o resto vem destas ações: Representação: o jogador atuou bem. Não apenas de maneira divertida, mas de maneira correta. Esse ponto reflete se as jogadas de conversas feitas entre vocês. Um bom exemplo é a cena do mini-Silêncio da Deirdre, quando Jean e companhia entraram em sua cabeça para resgatá-la. Jwen não tornou as coisas fáceis e transformou a cena toda como um momento a ficar guardado.
Interpretação: é quando o jogador representou sua Natureza, Comportamento e Essência de maneira estupendamente correta. Concordo que é extremamente complicado fazer esse tipo de coisa, mas, se alguém fizer com que suas atitudes reflitam sua Essência OU sua Natureza e Comportamento, eu premiarei com o ponto. Acho que o melhor exemplo disso é eu fazendo Ante Dêgmon (tá, eu sei, ele morreu, mas foi foda) se explodir para acabar com os vampiros. Heroísmo: quando o jogador sacrifica seu personagem em favor dos demais. Como o André se sacrificando para a galera fugir da Tecnocracia. Entendam que existe uma linha bem tênue entre heroísmo e estupidez e nem todas as ações serão consideradas heróicas. Um bom exemplo disso é a Mei-Hai fazendo aquela pancada de magias irresponsavelmente para tentar salvar a galera. Sucesso: vocês conseguiram realizar algo. Esse ponto acaba sendo coletivo. Um exemplo bom é quando vocês conseguem destravar uma das Esmeraldas. Perigo: o personagem passou por vários perigos extremos e sobreviveu. Ainda não teve um bom exemplo disso. Sabedoria: o jogador demonstrou um Raciocínio foda pra caralho ou uma variedade fenomenal de recursos ou uma idéia muito boa que possibilitou o sucesso do grupo como um todo. Agora não me recordo de um bom exemplo disso. Reparem que todos esses lances serão dados em cada SESSÃO DE JOGO. É mais simples e possibilita que vocês tenham um controle melhor sobre os pontos recebidos. Não é para mudarem o tanto de ponto que vocês têm acumulados, a única diferença é que agora será desse jeito. Caso vocês não tenham reparado, vai ser extremamente complicado vocês conseguirem mais que três pontos (se conseguirem isso) em apenas uma sessão. Não é uma crítica, é um fato. E também é uma ferramenta muito útil para dar uma certa dramaticidade às coisas que acontecem e não ocorre dramaticidade alguma. Vocês sabem do que eu estou falando. Ainda estou devendo uns pontos pra vocês, os darei no início da próxima sessão e, se alguém quiser aumentar algo, que aumente (menos o John, que já aumentou Força de Vontade). Combinados então? Abraço PS: leiam o mini-post abaixo e entrem em parafuso.
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